A ideia vem sendo amadurecida e viabilizada há algum tempo e, apesar de se tratar de um investimento que requer grande aporte financeiro inicial, a RDO entendeu que o impacto que as placas fotovoltaicas oferecem para economia da empresa e para a saúde do planeta são mais importantes.
Assim, ativo há apenas 4 meses, um sistema de captação de energia através de placas fotovoltaicas foi instalado no telhado da sede administrativa da empresa e já vem apresentando bons resultados. As placas solares que estão captando e convertendo a energia do Sol em eletricidade, vem suprindo a demanda do consumo diário (para utilização em luminárias e ar condicionados), o excedente é injetado na rede da concessionária que por sua vez gera créditos para consumo daquela energia em até 5 anos.
“O sistema está em pleno funcionamento, gerando em média 100kWh por dia. Hoje o sistema supri parte da demanda da sede administrativa da empresa e de mais uma obra da RDO. Acompanhamos mês a mês a eficiência do sistema comparado com o planejamento. O único custo que temos é efetuar uma limpeza nas placas periodicamente” afirma o Eng Ramon Roberto Deschamps, coordenador de engenharia da RDO.
A RDO vem investindo constantemente em medidas eco sustentáveis, utilizando apenas lâmpadas de baixo consumo, ventilação natural e sensores de presença na sede e em seus empreendimentos, como forma de contribuir com a preservação do planeta. A instalação das placas solares faz parte da implantação de mais uma etapa da política sustentável da empresa, que com os resultados positivos obtidos com a ação, a sustentabilidade e os ganhos gerados para a natureza e sociedade em geral, está cada dia mais motivada a investir nessa tecnologia e já estuda a possibilidade futura de instalar placas fotovoltaicas em seus empreendimentos.